Dia do Policial Civil Veterano

 Dia do Policial Civil Veterano

Homenagem a quem merece

João Carlos da Costa

Para quem vive o presente, muitas vezes é fácil dizer que “o que passou, passou”, como se todas as coisas que aconteceram em outras épocas fossem apenas fases em que as pessoas que viveram, com dificuldades ou não, tiveram que passar. No entanto, jamais podemos esquecer que é o passado que dá as diretrizes para o presente e para o futuro. O presente, na realidade é, como a própria palavra diz: “é um presente” herdado daqueles que direcionaram e cuidaram do passado para que outros hoje, possam usufrui-lo.

A Polícia Civil do Paraná sempre teve em seus quadros pessoas que “vestiram e ainda vestem a camisa”, mesmo anonimamente, no cumprimento diário do seu papel de policial civil, superando obstáculos para conseguir bons resultados. Muitos destes profissionais não tiveram o devido reconhecimento enquanto estavam em atividade funcional. Alguns tombaram em combate sem ao menos conquistar o benefício da aposentadoria.

Muitos policiais civis aposentados prestaram serviços relevantes à Polícia Civil do Paraná e fizeram parte da sua história. Algumas dessas pessoas, durante o seu ciclo de trabalho não tiveram, no momento do seu desligamento por motivo de aposentadoria, o devido reconhecimento.

É questão de justiça institucional elevar a autoestima desses profissionais, que em inúmeras oportunidades só foram lembrados como instrumentos para apresentar bons resultados para a sociedade, mas nem sempre como cidadãos que têm direitos a serem respeitados, dentre os mais importantes, a dignidade humana.

Por isso, o merecimento da homenagem, que também serve para mostrar aos mais novos, que se hoje trabalham numa instituição sólida e honrada, isto se deve aos muitos heróis institucionais do passado, que derramaram suor, sangue e lágrimas pela instituição e em prol da sociedade.

João Carlos da Costa – Escrivão de Polícia aposentado, atualmente Advogado e Assessor Parlamentar da Câmara Municipal de Curitiba.