Perícia papiloscópica, uma arte!

 

Perícia papiloscópica, uma arte

 

João Carlos da Costa

 

   O exercício do serviço de polícia judiciária, requer atuação conjunta e participativa para a consecução do êxito no trabalho de investigação policial. Neste contexto, a função do perito papiloscópico é essencial para desvendar muitos crimes complexos que, à primeira vista, podem parecer insolúveis, por conta de vestígios nem sempre perceptíveis nas coletas prévias de indícios criminais. A expertise, adquirida com a formação e com o tempo de prática na vida funcional, faz desse profissional não só um técnico especializado para a área da segurança pública, mas também um artista que, no seu dia a dia no trabalho externo ou no laboratório de pesquisas, executa tarefas extraordinárias, que superam a própria técnica aprendida e,  invariavelmente,  surpreendem com resultados significativos para o desfecho de casos que envolvem crimes com repercussão.

   Há ainda que se ressaltar o envolvimento social executado pelo Perito Papiloscópico ao ser elemento fundamental para o exercício da cidadania, quando seu trabalho vai além da confecção da carteira de identidade. Sempre ativos e participantes nos frequentes mutirões programados por órgãos públicos, são profissionais imprescindíveis para a manutenção da segurança pública, da paz e tranquilidade da população.

  O trabalho do Perito Papiloscópico exige não apenas o conhecimento técnico e científico, mas perspicácia e outros atributos que fazem do seu trabalho uma arte quando alia os seus conhecimentos científicos com a criatividade na identificação de pessoas que foram presas sem documentos, cadáveres, pessoas desaparecidas, autores de crimes, pessoas com mandados de prisão e outros, mediante pesquisa e análise da impressão digital, o que faz desses profissionais os artistas da segurança pública na luta contra o crime.

   Parabéns aos policiais civis Peritos Papiloscópicos pelo seu dia!

 

 

 

Andrieli

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *