SINCLAPOL

Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná


Facebook SINCLAPOL Twitter SINCLAPOL Filiar-me ao SINCLAPOL
Policial Civil

Policiais impedem fuga na DP de Fazenda Rio Grande

Vejam o momento em que os resos arrancaram uma das portas

Publicado por Sinclapol Paraná em Segunda, 8 de maio de 2017

Na madrugada de domingo para segunda-feira (8/5), Policiais Civis de plantão impediram uma tentativa de fuga de presos na Delegacia de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. Os detentos arrancaram as duas portas de ferro das celas e estavam prontos para fugir, mas foram contidos pelos plantonistas, que em seguida acionaram o COPE e Polícia Militar para ajudar a conter o motim.

Além das duas celas estarem com superlotação, ainda tem 13 presos num antigo banheiro do plantão, cinco detentos no banheiro em frente à sala do Escrivão da DP e duas mulheres no banheiro da sala do Delegado. Essa é uma situação desumana para os presos, de extremo perigo para os policiais de serviço e para a vizinhança da Delegacia, que está alojada em uma casa com paredes de tijolos normais e inadequada para manter presos. A expectativa é de que as obras da nova delegacia fiquem prontas em três meses.

“O Sinclapol tem alertado constantemente sobre os riscos de se manter presos custodiados nas DPs. Na semana passada já foi contido um motim em Fazenda Rio Grande, mas as autoridades competentes não conseguem resolver o problema da superlotação carcerária nas delegacias. Semanalmente são abertas 70 vagas no DEPEN, mas a DP de Fazenda Rio Grande não tem presos retirados há quase 40 dias. Faltam policiais, viaturas e estrutura ideal para trabalhar. De quem é a culpa? Porque a DP de Fazenda Rio Grande está sendo “penalizada”? Essas são as perguntas que não querem calar. Vamos marcar uma reunião com o DG e Secretário de Segurança para solicitar urgência na apuração dos fatos”, declarou Fabio Rossi Barddal Drummond, vice-presidente do Sinclapol.